segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

VIII PRÊMIO TOBIAS BARRETO DE POESIA


Em 2005 começamos a percorrer com nossos alunos um longo caminho em busca da poesia. Nossos primeiros passos tímidos e inseguros eram movidos pela curiosidade e emoção de quem deseja caminhar. Ao longo do caminho encontramos muitos poetas brasileiros, sergipanos, alunos que leem, escrevem e declamam poesia e fomos descobrindo o prazer e a importância de continuar a seguir essa estrada. Este ano fizemos uma nova parada e descobrimos as poesias: de Mario Quintana, da poetisa sergipana Giselda Moraes e da professora de português da nossa escola Eugênia Almeida Siqueira e ficamos bastante estimulados a continuar a trilhar esse caminho.
Segundo Mario Quintana o exercício da arte poética é muito importante para o ser humano:
"Eu acho que todos deveriam fazer versos. Ainda que saiam mal , é preferível para a alma humana, fazer maus versos a não fazer nenhum. O exercício da arte poética é sempre um esforço de auto superação e, assim, o refinamento do estilo acaba trazendo a melhoria da alma. E, mesmo para os simples leitores de poemas, que são todos eles poetas inéditos, a poesia é a única novidade possível, pois tudo já está nas enciclopédias que só repetem estupidamente como robôs, o que lhes foi incutido ou embutido. Ah, um poema ,um poema é outra coisa..."
Diz também:

"Ser poeta não é dizer grandes coisas, mas ter uma voz reconhecível dentre todas as outras."

Sábias palavras de Mario Quintana! Estímulo para que nossos alunos acreditem que eles também podem ter uma voz reconhecível, principalmente se continuarem a caminhar nessa estrada sem perder de vista os poetas, peregrinos experientes que tem muito a nos ensinar.

Tânia Cristina Cardoso de Góis

Coordenadora do projeto POETA APRENDIZ

Nenhum comentário: