domingo, 18 de maio de 2014

IX PRÊMIO TOBIAS BARRETO DE POESIA

IX PRÊMIO TOBIAS BARRETO DE POESIA



   EPITÁFIO
Minhas mãos quentes
De súbito gelaram
Os espelhos minha face dissiparam
Se eu pudesse voltar
Se eu pudesse amar novamente
Nada em mim morreria
Contemplaria a aurora
Nos cafés matinais
Roubaria seu amor
Nas tardes frias de inverno
Já não há mais tempo
Todo princípio tem um fim
Se trago minha dor em verso
É porque no avesso já morri

ROMERO RÔMULO - 
Primeiro Lugar

      ESTAMOS NA RUA

Ouço os gritos
As pisadas, palavras de ordem
Desejos de milhares
Espalhados por todo canto
Há muito não se via disto
Desde o tempo que nos mantinham ocupados:
peladas organizadas, festas e carnavais
Conversa fiada, apenas para iludir
E agora tomados pelo espanto
Eles veem o despertar dos que julgavam tolos
Todos de uma só vez, tomando as ruas
Cercando eles dentro dos seus palácios
Agora promessas não bastarão mais
Nem gols, nem festas
Nem belas morenas ao som de pandeiros
Nada mais nos compra
É bom que fiquem atentos
Estaremos sempre aqui
Gritando e cobrando pelo que pagamos
E de forma alguma voltaremos atrás.
Agora a história é outra
A conversa é outra
A visão é outra
E a nação, também é outra
DÉBORA AMPARO - Segundo Lugar


VIELA DOS LEITORES

Foi na viela dos leitores
Onde aos livros dei a vida
Vida às folhas
Que viverão mais do que eu
Daquelas folhas
Que outrora dormiam
Despertaram rimas e sinas
Todo pranto se fez canto
Foi lá que me criei
Junto aos mundos
Que em suas folhas
Se desfarão em pó

ROMERO RÔMULO DA SILVA - 
Terceiro Lugar
         
O SERTÃO

Um lugar seco
Cheio de calor
Mas quando a chuva bate
Traz alegria e muito amor
Toda vez que chove
O sertão muda de cor
Até parece que ali
O arco- íris brotou

THALITA DE AZEVEDO TRINDADE - 
Quarto Lugar

   POESIA
Navegam aqui meus pensamentos
Os jamais ditos
Algo que não seria aceito
Se refugia no mar das palavras

Nasci no tempo errado
Do amor fracassado
Vida sem sonho
Do fazer por fazer

Navegando na poesia
Vivo e vou viver
Naufraga do meu mundo
Que rejeita a razão
     Taísa Milena Guimarães - Quinto Lugar

     SEREIA
Sozinho andei
Na beira do mar
Foi quando encontrei
Uma linda sereia
Por quem me apaixonei

Sentada na pedra estava
Aquela linda mulher
O sol vive a brilhar
Quando ela vem brincar

Sereia encantada
Seu canto me faz chorar
Saia da água minha menina
E venha para a areia dançar

Analice Corrêa dos Santos - Sexto Lugar

       A PONTE DA ALEGRIA

Nesta ponte não impera a dor
Mas sim a alegria
Muita alegria!
Pois ao chegar lá,
esqueço do tempo
Na brisa do mar!

ANNA BEATRIZ AQUINO - 
Sétimo Lugar



HOMEM SONHADOR

Nas terras que andei
Em busca de um amor
Na beira do rio encontrei
Um homem sonhador
Lindo era o seu olhar!
Azul como a cor do céu
Tinha a beleza do mar
Em um mundo cor de mel
Pedi a sua benção
E seguir a caminhar
Em busca de um amor
Que o destino vai me dar

ANALICE CORRÊA DOS SANTOS - 
      Oitavo Lugar


O PENSAR E O MUNDO
O pensamento dá força pra imaginar
Onde tudo é possível: brincar, pular e dançar
Onde o prazer é explorar, pintar e bordar.
O que será de mim se eu não pensar?
Um portal pra outro mundo profundo
Tudo isso é do mundo
O mundo é meu, seu ou de Deus...
no meu mundo eu sou tudo!

Rodrigo Vieira dos Santos Alves - 
   Nono Lugar


                           
 O AMOR
Não é só o significado no dicionário
Não é só uma pessoa ao seu lado
Não é só beijos e abraços
Não é só dizer que está apaixonado
Tem que ser a melhor sensação
Tem que ser mais forte que a razão
Amor não envolve só paixão
Amor tem que sentir, dividir, unir
E dizer não a traição
Não a solidão
Amor não é só atração
Envolve sentimento de duas pessoas em questão
É carinho, atenção, afeição
É sentir a alegria do próximo
A sua felicidade
O amor às vezes vem da amizade
Tem que ser cuidado, tratado e nunca abandonado
Amor é a loucura do sábio
Mesmo se eu tentasse descrever
Ainda haveria muitas coisas a dizer
Amor é o que eu sinto por você!

LUCIANA RODRIGUES SOUZA - 
 Décimo Lugar

        E SE...
O mundo não para
O tempo não volta
O amor é o que vale
O resto não importa

Mesmo se o mundo parar
O tempo voltar
Ou algo nos atrapalhar
Nunca deixarei de te amar
                                  
Se o sol parar de brilhar
O céu deixar de existir
O oceano secar
Você para de sorrir
Não se preocupe
Sempre estarei aqui

E se você morrer
O que vai acontecer?
Não se preocupe
Pois mesmo sem viver
Sempre estarei com você

Por que ter medo
Sem nenhum motivo?
Não tenho pois sei que
meu amor por ti é infinito!
Victor Caetano Menezes

   EU SEM VOCÊ
É como se o sol aparecesse a noite
É como se a lua fosse quadrada
É como se o coração não batesse
É como se a terra fosse triangular
Por isso vou te deixar um aviso:
Não me deixa
Porque sem você não sei viver!
       Stéphane de Jesus Santos
     BLUSA DESBOTADA
Dentre tantos encontros
Meu encanto não apagou
Entre tantos beijos
O teu beijo me marcou

Sua blusa desbotada
Tão colorida ficou
Misturada ao teu sorriso
Que é perfeito meu amor!
     Taísa Milena Guimarães

             DOCE ACONCHEGO
Um dia
eu sorrir para você
Mesmo sentindo dor
Apenas para ver-te
Sorrir novamente
      Mariane Sampaio Silva

              A VIDA
É preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir
É preciso sentir saudade para sabermos o quanto gostamos de alguém
Quantos temos tudo nada parece ter valor
A vida é um antes,
Um durante
E um depois
Por isso viva hoje
Esqueça o ontem
E deixe Deus decidir o amanhã!
      Jaíne de Jesus Alves

O AMOR É ARTE
“O amor é uma arte
Arte de Deus
Criação de amor
Criado sem dor
Sem dor da amargura
Sem dor do ódio
Com amor do perdão
Com muita paixão

O amor é lindo!
Lindo como uma rosa
Porém se não soubermos cuidar
Essa rosa poderá murchar!
     Lucimara Oliveira dos Santos ( 8º ano)

        MEU SERTÃO
Meu sertão tem riquezas
Meu sertão tem pobreza
Meu sertão tem grandeza

Tem povo guerreiro
Tem povo sofrido
Tem povo querido!
     Thaywane de Azevedo Trindade

   A PONTE DOS SONHOS 
Nesta ponte não impera a dor
E nem o rancor
Mas sim a alegria e a felicidade
Num mundo sem corrupção e criminalidade.
       José Wilson Cardoso

    JÁ NÃO EXISTE MAIS AMOR
Quando o amor se acaba
Na verdade nunca se amou
Ele é eterno
Se você diz que já não me ama
É porque nunca existiu amor
Siga sua vida
Vá em busca de sua Julieta
Pois você não é mais o meu Romeu.
Emilly Risieny  Melo dos Santos

   MÚSICAS E AMORES

As músicas têm ritmos diferentes
E quando aparece
Jamais se esquece
São melodias apaixonantes
Sinceras e inesquecíveis
E com diferentes palavras.
Como o meu amor por você!
          Jaíne Oliveira




Nenhum comentário: